Os Humanos Devem Estar Loucos
- Filipe Pires
- 20 de out. de 2019
- 5 min de leitura

Uma pessoa vai de férias e é isto. Durante as duas semanas em que o Portal do Algarve fechou para descanso, abriu-se ao Mundo a porta da Quinta Dimensão da parvoíce e aconteceu um pouco de tudo o que há de melhor em termos de estupidez da boa.
Para verem até que ponto isto está estranho, aconteceu em Portugal um dos raros ataques de sentido de humor da igreja católica. E não há aqui ironias, este não é um dos casos em que um emissário de deus diz uma coisa tão absurda que dá vontade de rir. Foi, isso sim, o capelão do Hospital de Vila Nova de Gaia que pediu aos fumadores que levassem as beatas, porque já tem disso que chegue para se preocupar (1). Foi portanto uma coisa que dá vontade de rir sem ser absurda, o que é bastante positivo para o catolicismo já que pode ser este o inicio do fim do reinado do Padre Borga como membro mais divertido da organização. Depois de um inicio prometedor, aguardamos agora a estreia do Padre Albino Reis em palco, com o solo "A Graça de deus". Ou então não, se calhar mais vale o Padre Albino sair enquanto está a ganhar.
Esta foi a notícia normal, a partir daqui é sempre a descer.
Infelizmente, nem todas as pessoas ligadas à religião são como o Padre Albino, algumas delas são as que perderam os pregos que prenderam Cristo na cruz. É o caso de Stanley Eric Mossburg, um Americano (estamos a falar de estupidez, qual é a surpresa?) que matou três pessoas por ordem divina (2). Segundo Stanley, as suas vítimas foram escolhidas por deus para participar numa guerra entre anjos e demónios e ele seria o profeta que anunciava a lista de convocados. Ou um divino treinador adjunto, se quiserem. E é sempre bom ser incluído em planos (divinos ou não), mas se para entrar neste for preciso o que aconteceu aos eleitos deste simpático senhor de 35 anos - ser esfaqueado - prefiro manter a minha tradição de ser deixado para último ou mesmo de fora. E se acham que a metáfora futebolística fica desfasada ou é de mau gosto neste contexto, fiquem a saber que Stanley tinha como objectivo de Vida matar 11 pessoas, a pedido de um treinador que talvez leve demasiado a peito a ideia de que os jogadores têm de dar a vida pela Equipa.
Mas não vamos generalizar, porque os estereótipos estão geralmente errados.
Ainda assim, o estereótipo no qual assentam as piadas de advogados talvez tenha um fundo de verdade, porque foi desmontada uma rede de imigração ilegal liderada por magistrados e que contava com cerca de 50 "empregados", entre os quais uma inspectora do SEF, uma chefe das Finanças e um funcionário da Segurança Social, pagos a peso de ouro para desempenhar funções que negligenciaram para ajudar neste esquema (3). Há duas conclusões a tirar aqui e como são as duas igualmente parvas, vamos analisar ambas. A primeira é que aparentemente o crime compensa, já que uma organização com 50 pessoas conseguiu fazer mais por estes imigrantes do que toda a infraestrutura do Estado. E mais rapidamente também. Digam o que quiserem sobre o privado, mas uma pessoa paga e sai de lá bem servida. Falando em pagamentos, o crime compensa também pelos valores que os clientes pagavam pelos casamentos fictícios. Houve gente a casar em Portugal por 12 mil euros, o que pode até ser considerado concorrência desleal. Porque quem já contactou com empresas de catering sabe que 12 mil euros pagam pouco mais que duas cestas de pão e um frasco de azeitonas.
Por outro lado, o crime não compensa se pensarmos que há quem tenha pago 2 mil contos para ser Português sem experimentar o melhor que temos para oferecer. Sim, muita gente pagou bastante para ser Luso-Qualquer Coisa e nem sequer experimentou a sensação de ser explorado por 630 euros mensais. Nunca souberam o que é ser empregado de alguém que acha que um dos salários mínimos mais baixos da Europa continua a ser muito e que arranja todas as formas e mais algumas de nem isso pagar. Estes infelizes nunca vão saber o que é lidar com um sistema tributário que leva um quarto desse mesmo salário para financiar uma segurança social quase falida e muito menos vão conhecer a realidade de ter que sobreviver com o restante ordenado, num País em que as rendas garantem que essa sobrevivência é quase impossível. Estas pessoas pagaram para ser um Português de passagem, pagaram apenas para conseguirem entrada em Países que lhes garantem o retorno do valor que pagaram em poucos meses. Que infelizes bandidos.
Pegando novamente no que se faz lá por fora em termos de parvoíce e vandalizando o famoso slogan "Vá Para Fora Cá Dentro", seis pessoas lá de fora ficaram dentro durante nove anos. Não no sentido de terem ido presos, mas sim no sentido de terem passado os últimos nove anos sem sair de uma cave, aguardando o fim dos tempos (4). A situação tornou-se conhecida quando um dos jovens fugiu do cativeiro e foi imediatamente em direcção a um bar, para pedir aquilo que um jovem que tenha passado nove anos sem sair de casa mais precisa: ajuda da polícia e cinco cervejas, mas a cerveja primeiro (5). Gosto deste rapaz, vê-se que tem as prioridades em ordem. É também possível que o jovem tenha pedido 5 minutos a sós e que tenha passado 4 minutos e 30 segundos a fazer tempo, mas ainda ninguém pôs a mão nessa parte da investigação.
Após ter sido alertada pelo dono do bar, a polícia local conduziu uma busca na quinta onde este exílio teve lugar e descobriu o pormenor que torna uma notícia absolutamente normal no hino à estupidez que a faz figurar no Portal do Algarve. Parece então que o homem que passou nove anos da sua vida numa cave com 6 crianças não era o pai delas e nem sequer era o proprietário da quinta onde tudo isto aconteceu. As autoridades Holandesas têm neste momento uma série de perguntas em aberto e a nossa equipa de reportagem está em condições de avançar com as que mais intrigam os investigadores:
- Será que os nove anos foram passados a pensar no que dizer depois de as crianças terem percebido que não havia doces na cave?
- Se estas pessoas fizessem tempo enquanto aguardavam o fim dos tempos, isso aumentava o período de espera?
- Sendo esta uma ideologia religiosa da Coreia do Sul, é possível que isto tenha ocorrido por erro de tradução?
- Se quem sai do armário é homossexual, quem sai de uma cave é o quê? Alem de maluco, obviamente.
- E a última e mais importante: como é que se arranja assunto de conversa durante nove anos sem saber como é que está o tempo?
(1) https://www.jn.pt/local/noticias/porto/vila-nova-de-gaia/padre-pede-a-fumadores-que-levem-as-beatas-porque-ja-tem-muitas-na-capela-11383222.html
(2) https://sol.sapo.pt/artigo/674525/serial-killer-diz-que-matou-pessoas-porque-deus-precisava-delas-para-guerra-entre-anjos-e-demonios
(3) https://www.dn.pt/pais/funcionarios-do-sef-financas-e-seguranca-social-envolvidos-em-rede-de-imigracao-ilegal-11405582.html
(4) https://www.jn.pt/mundo/descoberta-familia-que-vivia-ha-anos-numa-cave-a-espera-do-fim-dos-tempos-11410041.html
(5) https://sol.sapo.pt/artigo/674318/familia-vivia-isolada-numa-cave-ha-nove-anos-a-espera-do-fim-dos-tempos
コメント