top of page

Benfica 1 - 2 RB Leipzig

  • Filipe Pires
  • 18 de set. de 2019
  • 4 min de leitura

Mais um jogo contra Alemães na Luz, mais um jogo que começámos enlatados como salsichas (há Equipas que estacionam o autocarro na sua própria área, mas o Leipzig estacionou-o na nossa) e mais uma confirmação da famosa máxima de Gary Lineker. Desta vez faltou-nos um avançado Português de 18 anos a fazer o jogo de uma vida, mas tivemos um médio Marroquino de 30 que andou lá perto. E um outro avançado Português de 18 anos, que entrou em campo empenhado em arrumar todos os Alemães que lhe aparecessem pela frente e em mostrar que se não formos lá com jeito vamos com força e se não formos lá com força vamos com o coração. E se nem com o coração lá formos, vamos lá com um ditado qualquer para consolar.

Mas a entrada do Jota não foi a única novidade neste jogo. E não me interpretem mal, acho que rodar jogadores na Europa é bom. Mostra que há qualidade no plantel, mostra que a classificação do grupo está controlada ou até que uma eliminatória dificilmente escapará. E o Benfica tem esta Liga dos Campeões tão incrivelmente controlada e no saco que até o treinador rodámos. Daqui para a frente vai ser sempre a derreter toda a gente que nos aparecer à frente, já com o Cruijff de Setúbal no banco. Aquilo da suspensão e mais não sei o quê é só para os jornais e para começar a preparação do próximo grande franchise da Luz: Prison Break - Adjuntos do Benfica Trocam Notas Para Resgatar Bruno Lage da Bancada. Ou para resgatarem o Pizzi do Síndrome de Jonas, que leva o Maestro a desaparecer inexplicavelmente nos grandes jogos e a falhar os golos quase impossíveis que normalmente marca. Ou a falhar os passes milimétricos que normalmente faz, mas que neste jogo foram todos milimetricamente para fora ou para os pés de um adversário. Isto no fundo é o Pizzi a mostrar que aquilo que o move no Futebol é a criação de lances de perigo, criando oportunidades para os avançados independentemente da Equipa que representam.

E isto não quer dizer que os nossos avançados sejam maus. Nem lá perto e está na hora de falar a sério sobre isto. Porque há idiotas em todo o lado e infelizmente isso inclui o Benfica. Como somos estatisticamente mais que as mães, isso significa que estatisticamente há bastantes idiotas com o Manto Sagrado vestido. E tu tens todo o direito a mandá-los calar Haris, tal como tens o direito de os mandar enfiar os assobios, os telemóveis e os computadores onde bem te apetecer. Eu no teu lugar faria o mesmo, estou completamente de acordo contigo. Mas se marcares um golo quando estamos a perder, manda calar os idiotas enquanto vais buscar a bola e corres para o meio-campo. Porque estamos a perder mas, mais importante, porque dás menos uma razão para te apontarem o dedo. Daqui para a frente, olha para a bola como faz o Raúl: com fogo nos olhos e com uma vontade quase absurda de a chutar lá para dentro. E o nosso bombardeiro estacionado tentou marcar de todas as formas possíveis. Até de livre directo, depois de olhar para os colegas com um ar que fez lembrar o Fejsa sempre que vê um adversário com a bola.

Falando no Fejsa, e uma vez que isto é um texto cómico, fiquem com uma anedota: dois Austríacos e um Sueco foram a Lisboa. Chegaram ao Estádio da Luz e disseram: "nós se calhar conseguimos passar por aquele muro de betão à força". E foi assim que o Bulldozer Sérvio meteu o meio-campo do Leipzig no bolso enquanto as pernas aguentaram. Não acharam grande graça a esta? Tenho outra: o Cervi fartou-se de levar pancada e pediu cartão para um dos adversários que lhe bateu. Nós sabemos que não tens jogado muito, por isso perdoamos-te essa falta de memória Franco. Até porque enquanto estiveste em campo foste o mesmo pequeno demónio que faz um pitbull parecer um gato e porque quando saíste, saíste em lágrimas por não teres conseguido marcar. E eu não consigo arranjar uma prova de amor à camisola maior do que alguém que pouco tem jogado oficialmente, mas que é capaz de chorar quando veste o Manto e as coisas não saem como ele queria. E falando no amor do pequeno Argentino, foi com este jogo que finalmente percebi aquilo que quero para mim: quero alguém que olhe para mim como o Cervi e o Grimaldo olham um para o outro quando trocam a bola.

Já que se fala em trocas, quero pedir já desculpa aos Tavares (Tomás, Nuno e David) por todas as vezes que vou trocar os vossos primeiros nomes. E já que o Bruno Lage pode muito bem ser o nosso Sir Alex Ferguson, os irmãos Tavares (Nuno e David), podem perfeitamente ser os nossos irmãos Neville, enquanto o Tomás Tavares é a aplicação de um famoso teorema estatístico à nossa realidade: um milhão de treinadores a escalar um milhão de equipas iriam eventualmente criar um onze titular do Benfica com um lateral direito destro e formado nessa posição. Isto numa altura em que eu nem me importava que o Pietra voltasse da reforma quando soube que o André Almeida se tinha lesionado. Outra coisa que se podia trocar era o VAR da UEFA pelo nosso (sim, estou a elogiar a UEFA), uma vez que os dois deixam jogar até o Benfica sofrer golos, mas o da UEFA anula o lance se o golo for ilegal. E faz outra coisa também muito gira que não se usa muito por cá, pelo menos nos nossos jogos: corrige situações de lances mal anulados. Ontem foi contra nós, mas esta é uma situaçao que vem descrita na literatura como sendo a vidinha.

CARREGA BENFICA!!

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
 
 próximos EVENToS: 

 

22 e 23 de Abril de 2017:  1º Torneio Solidário de Futebol de Rua do Algarve

 

Data a designar:  1ª Academia de Escrita Criativa do Algarve 

 

Data a designar:  Próximo Evento

 

Data a designar:  Próximo Evento

Um bilhete de entrada para o algarve: 

 

O Portal do Algarve mostra-te o que de melhor se faz na nossa região. 

Aqui, poderás actualizar-te sobre os últimos acontecimentos desde a cultura à politica, passando pela sociedade e religião. Fica a par das melhores estas do Algarve, peças de teatro e cena, exposições, eventos desportivos e culturais. Damos-te a conhecer as figuras publicas da região e jovens como nós, mas "com um Q de especial". Nada te escapará.
Tira já o teu bilhete e vem connosco conhecer todo o Algarve deste mundo.

Siga o portal do algarve: 
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

Todos os direitos são reservados. Qualquer copia integral ou parcial constitui crime punível pela lei.

bottom of page