top of page

Benfica 2 - 0 Gil Vicente

  • Filipe Pires
  • 15 de set. de 2019
  • 4 min de leitura

Há dez anos, no espectáculo "Weapons Of Self Destruction", Robin Williams apresentou (mais) um momento de puro génio cómico, quando resumiu os anos anteriores à eleição de Barack Obama apresentando-os como se os Estados Unidos estivessem a acordar dos efeitos de uma droga chamada FuckItAll (1). São cinco minutos alucinantes, em que o Senhor Williams descreve brilhantemente o período que passou entre o abandono do cargo de Bill Clinton e a eleição do primeiro Presidente negro dos States, como se os estivesse a relatar a alguém que tivesse passado esse tempo quase em coma. Imaginem agora que os Benfiquistas estiveram sob o efeito de uma droga parecida nos últimos cinco anos (e imaginem se quiserem que eu sou o Robin Williams) e que finalmente acordámos também nós para uma espécie de Universo paralelo, em que é Adel Taarabt a comandar um meio-campo que conta com a presença de Nosso Senhor Ljubomir Fejsa.

E como se isto não fosse surpresa suficiente, o Todo Poderoso Bulldozer Sérvio passou hoje grande parte do jogo a ver a bola a fugir-lhe à frente como viu fugir-lhe a titularidade, parecendo completamente impotente para recuperar qualquer uma das duas. Desculpa Ljubomir, prometo que vou fazer as piadas todas hoje, para tu depois ficares à vontade para recuperar a boa forma e para me meteres um pé na boca, como gostavas de poder fazer a quem passa por ti como se tu não fosses, para todos os efeitos, o mais próximo que a Humanidade chegou da omnipotência e da omnipresença. Falando em coisas que o Fejsa viu passar sem conseguir acompanhar, já vai sendo hora de contratarmos o Kraev ao Gil Vicente, para depois o emprestarmos a clubes do meio da tabela de países em que o Futebol nem é isso tudo. A dupla Mendes/Vieira chama a isto rentabilização, eu chamo a isto não fazer nem deixar que façam.

Mas nem só das tentativas de construção do Fejsa viveu o Benfica. Felizmente, diga-se. Mais à frente no campo, tivemos também as tentativas de construção do Seferovic, um ponta-de-lança clássico que já marcou e deu a marcar muitos golos, mas que eu acredito que neste momento só acabe os jogos porque até o Bruno Lage se esquece que ele está em campo. A acompanhá-lo nestas férias de época baixa está um Espanhol chamado Raúl, formado no Real Madrid. E esta frase seria óptima para despertar a nostalgia de muitos adeptos da bola por esse Mundo fora, se não fosse o caso de o nosso Raúl estar a fazer-me pensar que as iniciais que tem na camisola significam "Repouso Durante a Temporada". A ironia de tudo isto é que, quanto melhores são os cruzamentos do Senhor Capitão André Almeida, menos os nossos avançados marcam. Por isso, fica aqui um pedido expresso e sentido ao Cafú de Loures: no meio de todos esses cruzamentos feitos para o sítio certo, no momento certo e sempre com conta, peso e medida, manda um dos teus famosos "bacalhaus", para os rapazes tirarem a barriga da miséria.

Para além não aproveitarem os cruzamentos do Mestre André, há outras coisas que me fazem pensar que os jogadores do Benfica não gostam de coisas fáceis. Vejam o Pizzi, por exemplo. Se lhe derem um lance em que ele só precisa de acertar numa zona da baliza que não esteja coberta pelo guarda-redes (que é a larga maioria dela) e em que os adversários só podem disputar a bola depois de ele a rematar, o Maestro transforma o Estádio da Luz numa reedição d'O Regresso dos Mortos Vivos chamada O Regresso dos Mortos de Medo dos Penalties. Mas se lhe derem um lance quase impossível de concluir, a não ser que ele encoste de primeira com o pior pé e quase sem ângulo, ele volta a mostrar que é de facto o Melhor Jogador da Liga e não apenas o Melhor Médio. E quem diz o Pizzi diz os dois centrais, que esta noite mostraram ao Seleccionador Fernando Santos que são eles a verdadeira face de Portugal: ficaram quase sempre a ver os outros trabalhar e complicaram desnecessariamente muito do pouco que tiveram para fazer. A única pessoa que neste jogo pareceu gostar de coisas simples foi o Grimaldo, que se entendeu perfeitamente primeiro com um Rafa que foi como um homem de meia-idade - ligou a mota muito raramente e só para dar umas voltinhas - e depois com um Caio Lucas que parece apostado em passar da fase "extremo Brasileiro de que precisa de tempo para se adaptar à Europa" à fase "eu não vos disse? Eu não vos disse? Quem é que percebe disto? Eu sempre disse que o gajo era bom, vocês é que julgam logo à partida!" o mais rapidamente possível. Perante isto, pergunto-me como é que o lateral Espanhol consegue dormir com tantas mensagens do Zivkovic e do Cervi, cheias de emojis tristes e a dizer "és um fácil".

CARREGA BENFICA!!

(1) Façam um favor a vocês próprios e vejam o espectáculo todo, mas a parte que importa neste caso é esta: https://www.youtube.com/watch?v=lefMN-EucMY

Kommentare


 
 próximos EVENToS: 

 

22 e 23 de Abril de 2017:  1º Torneio Solidário de Futebol de Rua do Algarve

 

Data a designar:  1ª Academia de Escrita Criativa do Algarve 

 

Data a designar:  Próximo Evento

 

Data a designar:  Próximo Evento

Um bilhete de entrada para o algarve: 

 

O Portal do Algarve mostra-te o que de melhor se faz na nossa região. 

Aqui, poderás actualizar-te sobre os últimos acontecimentos desde a cultura à politica, passando pela sociedade e religião. Fica a par das melhores estas do Algarve, peças de teatro e cena, exposições, eventos desportivos e culturais. Damos-te a conhecer as figuras publicas da região e jovens como nós, mas "com um Q de especial". Nada te escapará.
Tira já o teu bilhete e vem connosco conhecer todo o Algarve deste mundo.

Siga o portal do algarve: 
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

Todos os direitos são reservados. Qualquer copia integral ou parcial constitui crime punível pela lei.

bottom of page