top of page

Dumb, Dumber And Dumbest

  • Filipe Pires
  • 30 de ago. de 2019
  • 4 min de leitura

Estamos quase a chegar à fase em que isto não tem piada. A fase em que alguém vai dar finalmente uma palmada na testa e dizer "como é que deixámos esta merda chegar a este estado?!". Mas por enquanto ainda nos podemos rir com as tropelias de Boris Johnson, Jair Bolsonaro e Donald Trump, os líderes eleitos (acreditem ou não) do Reino Unido, Brasil e Estados Mais Ou Menos Unidos da América, respectivamente. Não pensem que a gradação do título tem alguma coisa a ver com diferentes níveis de admiração por cada um deles. Nada disso. No que toca à capacidade de ser absoluta e rotundamente estúpido, sou igualmente admirador dos três. E digo mais: a única estupidez que admiro mais do que a deles é a das pessoas que os elegeram.

Começando então pelos nossos invasores de Verão, no Reino Unido vivem-se mais do que os dias do pré-Brexit. Vivem-se, isso sim, os dias do verdadeiro Manuelaferreiraleitismo, já que durante esta semana o primeiro ministro Johnson fez aquilo que a tia solteirona dos "governos" de Durão Barroso e Cavaco Silva (na altura ainda vivo) sugeriu em 2008: a suspensão da Democracia. A única coisa que impediu uma frase irónica de se tornar realidade em Portugal foi o facto de não termos Rei (temos, ainda assim, bom Rock) e é exactamente a presença de uma figura monárquica que pode ajudar Boris a alcançar o seu grande objectivo: tirar a rolha do Reino Unido e ver o barco a ir ao fundo. Porque esta semana a Rainha Isabel II mostrou toda a utilidade da monarquia, quando foi forçada a aceitar um pedido de suspensão do parlamento Britânico, permitindo assim que se acelerem as negociações para que o Reino Unido saia a mal (para eles) da União Europeia (1). E perguntam vocês: "forçada a aceitar?" Sim. Porque a posição oficial da Chefe de Estado mais poderosa do Mundo é, por convenção, a de se manter neutra em relação a questões políticas, garantindo assim que toda a responsabilidade do falhanço cai sobre o Governo (2). Em Português e trocando por miúdos, esta posição é a forma da monarquia dizer ao povo: "f$#am-se para aí sozinhos".

Mantendo a toada de estupidez em bruto vinda de senhores louros, Donald Trump terá sugerido durante esta semana que se utilizem armas nucleares para parar furacões (3). E sim, normalmente um "terá dito" é um sinal de que deve ser dado um desconto ao que se está a ler. Mas como se trata do Presidente que mais faz abrandar o trânsito (porque o senhor tem a bonita cor laranja de um semáforo), o "terá dito" tem de ser levado um pouco mais a sério do que o normal, para além de nos deixar a pensar no que mais terá sido dito sem se saber. Esta sugestão faz dos Estados Unidos um versão bem moderna - e assente num excesso de poder e muita falta de cabeça para o usar - do clássico de Miguel de Cervantes, já que Donald Quixote pretende combater não os moinhos mas sim o próprio vento, da maneira mais Americana possível: se vem de longe e faz estragos, é atirar-lhe uma bomba e logo se vê no que dá. O facto de a personagem em que se baseia esta comparação aparecer tradicionalmente representada a cavalgar um burro e acompanhado de um senhor obeso é o bónus que ajuda a compor o quadro. Um dos (poucos) responsáveis da Casa Branca veio entretanto dizer que o objectivo de Don Quixote até nem é mau, está simplesmente mal fundamentado. Tal como um Pai vê um filho a puxar fogo à casa e diz que ele não é burro nem é mau rapaz, estava só preocupado com o frio do Inverno.

Para terminar, estupidez em Português. Com açúcar, mas Português ainda assim. Claro que tinha de haver esta semana uma notícia envolvendo o melhor humorista Brasileiro da actualidade, Jair Bolsonaro. Um poço sem fundo no que toca a material para fazer rir a bom rir quem gosta de bom humor negro. E um poço sem fundo de complexos de inferioridade também, porque a maior floresta do planeta está a arder e o Capitão Jair olhou para quem lhe quis dar 20 milhões de dólares para ajudar a resolver o problema e disse que estavam a considerar o Brasil uma colónia (4). Mostrando a sua habitual consistência de ideias, o Presidente Brasileiro já veio dar o dito por não dito, afirmando que aceita a ajuda que lhe foi oferecida desde que possa ser ele a gerir o dinheiro (5) e desde que o Presidente Francês peça desculpa por lhe ter chamado mentiroso (6). Jair fez entretanto pouco do Presidente Francês por ter casado com uma mulher mais velha que ele, mas isso são águas passadas. Com toda esta confusão, espero sinceramente que possa ser retomada a via do diálogo. Porque confiar 20 milhões de dólares a governantes que sempre deram provas de honestidade e que nunca meteram nada ao bolso é claramente a melhor forma de garantir que toda a gente ganha, desde o político que quer uma casa nova até ao Bombeiro que vai ganhar uma bem merecida sandes mista com um sumo. Ou com um copinho de água, porque são muitos bombeiros e o dinheiro também não era tanto como isso.

(1) https://www.dn.pt/mundo/interior/boris-arrasta-a-rainha-para-a-guerra-do-brexit-com-o-parlamento-11245776.html

(2) https://observador.pt/especiais/brexit-boris-declarou-guerra-ao-parlamento-e-a-rainha-e-so-um-peao/

(3) https://www.publico.pt/2019/08/26/mundo/noticia/trump-lancar-bomba-nuclear-furacoes-1884435

(4) https://www.publico.pt/2019/08/26/mundo/noticia/bolsonaro-macron-trocam-insultos-amazonia-arde-1884522

(5) https://www.rtp.pt/noticias/mundo/amazonia-governo-bolsonaro-decide-aceitar-ajuda-internacional-desde-que-seja-respeitada-soberania-nacional_v1169100

(6) https://www.publico.pt/2019/08/27/mundo/noticia/bolsonaro-recusa-disposto-negociar-g7-exige-desculpas-macron-1884648

Comments


 
 próximos EVENToS: 

 

22 e 23 de Abril de 2017:  1º Torneio Solidário de Futebol de Rua do Algarve

 

Data a designar:  1ª Academia de Escrita Criativa do Algarve 

 

Data a designar:  Próximo Evento

 

Data a designar:  Próximo Evento

Um bilhete de entrada para o algarve: 

 

O Portal do Algarve mostra-te o que de melhor se faz na nossa região. 

Aqui, poderás actualizar-te sobre os últimos acontecimentos desde a cultura à politica, passando pela sociedade e religião. Fica a par das melhores estas do Algarve, peças de teatro e cena, exposições, eventos desportivos e culturais. Damos-te a conhecer as figuras publicas da região e jovens como nós, mas "com um Q de especial". Nada te escapará.
Tira já o teu bilhete e vem connosco conhecer todo o Algarve deste mundo.

Siga o portal do algarve: 
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

Todos os direitos são reservados. Qualquer copia integral ou parcial constitui crime punível pela lei.

bottom of page