top of page

Direita Volver! - Que Estrabucho É Este?

  • Filipe Pires
  • 16 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Simbolicamente, a direita é sinónimo de força e de positividade. Já toda a gente conheceu um gajo "às direitas", todos queremos fazer as coisas bem ou "direito" e quando vemos outra pessoa bem é comum dizermos que "aquele é que a leva direita".

Ironicamente, fora disso a direita é a causa de (quase) tudo o que esta mal no Mundo, desde o racismo e todas as suas derivações intelectuais, até à esquerda liberal e libertina, que de tanto se afastar da direita está quase a alcançá-la em termos de compreensão, tolerância e respeito pelo próximo. E é talvez por perceberem que a esquerda não é melhor que as pessoas elegem os senhores da direita para seus presidentes. E vá, também talvez porque os senhores da direita se vestem melhor e têm mais jeito para dizer coisas como "temos que ser todos diferentes, mas só podemos ser diferentes à minha maneira", "vamos acabar de vez com as descriminações, eliminando um dos lados da discussão", ou "tu tens o direito a dizer o que queres e brincar com o que queres, mas eu tenho que aprovar as tuas ideias primeiro". Mas tenham calma malta da esquerda, vocês estão no bom caminho para se tornarem excelentes fascistas.

Tudo começou quando o Reino Unido disse que era boa ideia ser governado por uma prima anafada do Joker. A senhora Theresa May mudou-se para Downing Street em Julho de 2016 e foi de armas, bagagens e (pela cara dela) uns 15 gatos. Desde essa altura, a tia que dá meias e chocolates recauchutados no Natal conseguiu garantir que os dentes dos Britânicos nunca mais vão ao sítio, porque agora já não há maneira de os dentistas Brasileiros lá entrarem. Depois disso, os Estados Unidos elegeram um Marreta que queria muito ser um menino a sério. Ainda não conseguiu, mas há-de lá chegar um dia. O repertório cómico do senhor Trumpa (muito forte no trocadilho) é conhecido e fala por si, mas para mim, enquanto apreciador de boa comédia, falta-lhe aquilo que faz os grandes serem grandes aos olhos do grande público: um súbito desaparecimento. E na América do Sul, um sítio já de si tão calmo e com tão baixa criminalidade, o Brasil está em vias de eleger um presidente que defende que a tortura e a morte são as melhores formas de acabar com o crime. À partida podíamos pensar que este senhor é um capitão da polícia militar do Rio de Janeiro chamado Roberto Nascimento, mas na verdade chama-se Jair Bolsonaro e é um ex-capitão do exército Brasileiro, que subiu na política depois de entrar no Partido Democrata Cristão. Como é que todos estes pontos batem certo para tornar a situação tão cómica não sei, mas Carlin escreve direito por linhas tortas.

Em França, apesar de o governo eleito ser de esquerda, houve uma subida nos apoiantes da extrema direita. Mas em França até consigo compreender isto, porque menos de um ano antes da eleição de Macron foram todos Livremente, Igualmente e Fraternalmente amados e deixados a chorar pelo Negão Éder. Já nós, depois de termos sido governados por uma direita que apreciava uma boa bondage aplicada por uma senhora Alemã de esquerda (ironias da vida), neste momento somos governados por três partidos de esquerda e, verdade seja dita, vamos melhorzinhos-muito-obrigado. Daria até para dizer que, em Portugal, a esquerda "faz tão gostoso"... peço desculpa. Peço imensa desculpa.

Respondendo agora à primeira questão: não, não sou intelectual e nem sou de esquerda. Na verdade, nem sequer gosto de política. Respondendo à segunda questão: não vou porque agora não me dá jeito, estou a guardar uns dias de férias para o Natal.

Comments


 
 próximos EVENToS: 

 

22 e 23 de Abril de 2017:  1º Torneio Solidário de Futebol de Rua do Algarve

 

Data a designar:  1ª Academia de Escrita Criativa do Algarve 

 

Data a designar:  Próximo Evento

 

Data a designar:  Próximo Evento

Um bilhete de entrada para o algarve: 

 

O Portal do Algarve mostra-te o que de melhor se faz na nossa região. 

Aqui, poderás actualizar-te sobre os últimos acontecimentos desde a cultura à politica, passando pela sociedade e religião. Fica a par das melhores estas do Algarve, peças de teatro e cena, exposições, eventos desportivos e culturais. Damos-te a conhecer as figuras publicas da região e jovens como nós, mas "com um Q de especial". Nada te escapará.
Tira já o teu bilhete e vem connosco conhecer todo o Algarve deste mundo.

Siga o portal do algarve: 
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

Todos os direitos são reservados. Qualquer copia integral ou parcial constitui crime punível pela lei.

bottom of page