top of page

Graças a deus - Que Estrabucho É Este?

  • Filipe Pires
  • 28 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura

A religião católica é uma espécie de guru do humor das religiões. Toda a gente sabe que é de lá que vêm as melhores piadas e que existe lá material de comédia para muitos e bons meses ou até anos, mas depois desse tempo corríamos o risco de cair na rotina e no "mais do mesmo". É por isso que a malta do Vaticano, profissionais experimentados que são nestas andanças de fazer rir, sabem quando devem retirar-se e deixar o seu fiel público à espera de mais momentos de boa disposição.

Acredito que tenha sido por isso que, depois de alguns meses de relativa calma, o assunto da pedofilia na igreja tenha voltado em força. Ou isso ou então tem a ver com o facto de os mais altos criminosos serem pessoas com alguma idade e que já não têm a frescura de outros tempos. Mas dizia eu que no dia 14 deste mês escreveu-se mais uma cena do maravilhoso sketch show que é o catolicismo, quando foi divulgado um relatório (1) a dar conta de que, nos últimos 70 anos, cerca de 300 padres abusaram de mais de 1000 crianças. Para quem diz que as crianças são o melhor do Mundo e que fazem falta mais nascimentos, a igreja católica mandou dizer que concorda.

Como resposta, saiu do Vaticano uma carta aberta escrita pelo próprio Papa Francisco (simpatizo com ele, brincadeiras à parte) que vem dar a esta situação uma qualidade humorística só ao nível de um predestinado (3) e da qual eu gostava de destacar algumas coisas. Diz então Jorge Bergoglio que sente "vergonha e arrependimento" ao ver a forma como o Vaticano abordou o assunto. E eu aqui tenho que mostrar o meu apoio à posição do Papa, mas também temos de compreender que é complicado abordar a pedofilia de frente sem dar cabo do pescoço a alguém. O sumo pontífice refere ainda que "Olhando para o passado, nunca será suficiente o que se faça para pedir perdão e procurar reparar o dano causado." E eu como resposta a isto tenho apenas uma palavra: cirurgia. Por fim, no mesmo parágrafo, o Papa refere que este é "Um crime que gera profundas feridas de dor e impotência, em primeiro lugar nas vítimas, mas também nas suas famílias e na inteira comunidade, tanto entre os crentes como entre os não-crentes." Isto para mim já é exagero, é o discurso de um homem a gabar um amigo.

Quando foi confrontado com acusações de que ele próprio teria ignorado esta situação, o Papa preferiu não comentar e remeteu esclarecimentos para o futuro (2)... tão próximo de fazer tudo e bem e atira ao poste. Acontece aos melhores, Papa Francisco.

A piada suprema, com uma qualidade pela qual muitos humoristas teriam frequentado a catequese, é que muitas das vítimas não vão poder apresentar queixa pelos abusos sofridos. Tudo porque no estado da Pensilvânia a legislação vigente impede que quem tenha sido abusado em criança apresente queixa depois de fazer 30 anos (1). Como é que se bate isto não sei, mas numa situação já de si estranha (por assim dizer), eu sabia que podíamos contar com os Estados Unidos para a tornarem ainda melhor.

Agora é hora de aproveitar a vaga de novas piadas para rir a bom rir com a certeza de que, quando esta vaga acabar, os criativos do Vaticano vão ter muita graça nova para nos deixar bem dispostos dentro de pouco tempo.

Graças a deus.

(1) https://www.publico.pt/2018/08/14/mundo/noticia/abuso-sexual-igreja-catolica-pensilvania-1841103

(2) https://observador.pt/2018/08/27/papa-nao-comenta-acusacoes-de-arcebispo-carlo-maria-vigano/

(3) https://www.publico.pt/2018/08/20/mundo/noticia/leia-a-carta-que-papa-francisco-escreveu-em-reaccao-aos-abusos-na-igreja-catolica-1841520

Comments


 
 próximos EVENToS: 

 

22 e 23 de Abril de 2017:  1º Torneio Solidário de Futebol de Rua do Algarve

 

Data a designar:  1ª Academia de Escrita Criativa do Algarve 

 

Data a designar:  Próximo Evento

 

Data a designar:  Próximo Evento

Um bilhete de entrada para o algarve: 

 

O Portal do Algarve mostra-te o que de melhor se faz na nossa região. 

Aqui, poderás actualizar-te sobre os últimos acontecimentos desde a cultura à politica, passando pela sociedade e religião. Fica a par das melhores estas do Algarve, peças de teatro e cena, exposições, eventos desportivos e culturais. Damos-te a conhecer as figuras publicas da região e jovens como nós, mas "com um Q de especial". Nada te escapará.
Tira já o teu bilhete e vem connosco conhecer todo o Algarve deste mundo.

Siga o portal do algarve: 
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

Todos os direitos são reservados. Qualquer copia integral ou parcial constitui crime punível pela lei.

bottom of page