E Fo...ram Felizes Para Sempre - Que Estrabucho É Este?
- Filipe Pires
- 11 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

John Lasseter, chefe de animação da Disney, vai sair da empresa no fim do ano por abusos sexuais (1). Sim, essa Disney. A varinha está ali porque a Disney World é o Local Mais Mágico do Mundo e porque eu não posso vender partes do corpo para pagar processos de uso indevido de imagem. Quer dizer, até passava bem sem metade do fígado, porque já não tenho tempo para folias. Ao contrário dos senhores da Disney, que permanecem muito fiéis à ideia de que a idade é apenas um número e que velhos são os trapos.
Sendo assim, é de bom tom imaginar um conto de fadas com uma inspiração mais... moderna, por assim dizer:
Era uma vez uma princesa que vivia num lugar mágico chamado Atrás Do Sol Posto, que ficava ali como quem vira à direita a seguir a Onde O Judas Perdeu As Botas. Essa princesa tinha o sonho de ser uma actriz famosa e muito rica, sem ser necessariamente boa naquilo que queria fazer. Como a princesa era de Atrás Do Sol Posto, ela teve que viajar para perseguir o seu sonho e foi para o sítio onde existiam muitas princesas com a mesma ilusão, perdão, objectivo.
Quando lá chegou, a princesa bateu com o nariz na porta várias vezes. "Não és boa que chegue!", "nunca serás uma actriz!", "volta para Atrás Do Sol Posto!" gritavam-lhe várias pessoas más, que não compreendiam que ela tinha o direito a cumprir os seus sonhos porque era uma mulher forte e independente e que era errado negarem-lhe aquilo que ela queria. Passado algum tempo, a princesa encontrou outras princesas que tinham o mesmo problema. Entre todas chegaram à conclusão de que a culpa não era delas nem do facto de terem o talento de um balde de cimento, mas sim de quem achava que a beleza não chegam e que elas tinham de trabalhar para conseguir os seus objectivos. Ou, como as princesas diziam, o Patriarcado.
Até que um dia, as princesas souberam que homens maus estavam a fazer coisas muito graves com actrizes ricas e famosas, como elas queriam ser. Como nunca lhes tinha acontecido nada disso e não era um assunto falado, as princesas tinham ficado em silêncio até essa altura, continuando a queixar-se de tudo menos das principais culpadas do seu insucesso. Até que se tornou público um grande caso de um desses homens maus, que resultou em muita e muito merecida atenção para quem o denunciou. Desde esse dia, todas as princesas que até aí tinham sido recusadas por não terem talento começaram a trazer a público coisas que homens maus lhes fizeram, como abraços ou piropos, conseguindo finalmente a atenção e o dinheiro que sempre quiseram.
E foi assim que as princesas conseguiram pôr fim ao reinado de terror dos homens maus e se tornaram ricas e famosas, porque ninguém se atreve a não lhes dar trabalho, com medo de serem considerados apoiantes de quem tem este tipo de atitudes.
Não é de bom tom fazer isto? Agora já está.
(1) https://www.rtp.pt/noticias/cultura/disney-despede-diretor-artistico-acusado-de-assedio-sexual_n1080776
Comments