Sr. Doutor - Que Estrabucho É Este?
- Filipe Pires
- 22 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Um em cada vinte Portugueses não sabe ler nem escrever. Parece pouco dito assim, mas feitas bem as contas são 500.000 pessoas nesta situação. E estas contas foram confirmadas pelo Engenheiro António Guterres, porque aqui existe fidelidade nos resultados apresentados. Somando estas pessoas às que supostamente deviam saber fazer as duas coisas, mas na verdade nem por isso, chegamos a um número redondo de 1.000.000 (arredondado por baixo) de Portugueses que fogem como o Diabo da cruz de tudo o que tenha mais de duas linhas de texto e que não conseguem escrever meia sem dar um erro. "Estás a ser arrogante!", dirão vocês. Leiam o que se passa nas redes sociais, respondo eu.
Mas mesmo perante estes números e letras, somos um País de doutores. A maioria são da mula ruça, mas doutores ainda assim. Dêem-nos um boneco de fato e gravata e nós damo-vos uma pessoa digna de servilismo, porque (e eu adoro esta frase) deve ser Doutor de alguma coisa. Não interessa que seja um desperdício de oxigénio ou um mero acidente de trabalho, se vier de fato é doutor e se é doutor o Tuga curva-se e deita-se no chão para deixar passar. Se vier uma catástrofe (deus queira que não), deixem as mulheres e as crianças, se morrerem é a selecção natural. Mas por favor salvem a secção de roupa de homem dos pronto-a-vestir, é lá que estão os bonecos de plástico com fatos. Perdão, os doutores.
E se querem ver um Tuga ofendido, ofendam uma destas pessoas. Como em qualquer boa ofensa dos dias que correm, não é preciso mandar seja quem for seja para onde for. Nem sequer é preciso usar palavrões. Na verdade, basta dizer uma palavra a alguém de fato e gravata para trazer ao de cima a nossa personalidade de tapete de entrada. Basta dizer "Não". Com três letrinhas apenas se escreve a palavra que levanta mais dedos indicadores indignados e que mais arregala os olhos em choque. Mesmo que seja dita a um pau mandado com a barba feita e um nó corredio ao pescoço. Não se contraria quem manda, mesmo que não mande sequer na real Puta Que Pariu.
É incrível como é que um Povo que gosta tanto de ver os outros na lama se deita tão depressa na lama pelos outros.
Comments