top of page

Os Entendidos - Que Estrabucho É Este?

  • Filipe Pires
  • 17 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Pela imagem, parece que vou falar de Futebol. Antecipo até alguma indignação da parte de quem vê esta crónica como uma melhor alternativa aos textos que faço sobre os jogos do Benfica. Mas descansem, o texto de hoje não vai ser sobre o Jogo Mais Belo, vai ser na verdade sobre uma coisa que não tem nada a ver com ele. Hoje fala-se sobre todos os intervenientes que fazem questão, dia após dia, semana após semana, época após época, de nos derramar baldes e baldes de areia nos olhos, na esperança de que nós não consigamos perceber a grande falha de todos eles: não percebem nada do que estão a dizer. Ou pelo menos não percebem nada do que é secundário - o que acontece em campo - e então entram pelo lamaçal do mais importante: difamações e insinuações, mostrando que são todos uns grandes cavalheiros.

Começando pela caixa que ia mudar o Mundo e mudou. Para pior, mas mudou. Durante toda a semana e numa deliciosa ironia, as três sucursais de informação dos canais generalistas repetem o mesmo programa entre si, com os mesmos três babuínos que vão mudando de disfarce e apresentador (amestrador?) consoante o dia. Uma lindíssima conversa de bêbados que se prolonga durante três noites e onde se debate tudo aquilo que apaixona os adeptos: lançamentos mal atribuídos, foras de jogo mal marcados, repetições frame a frame de lances dentro da área susceptíveis de dar penalty, se o jogador tivesse uma vez tido um tio-avô com o dedo mindinho maior que os outros e ele tivesse herdado essa característica. Eu não tenho nada contra uma boa conversa de bêbados e até já participei em algumas, mas como me disseram que não dava para ganhar a vida com isso tive de me dedicar ao estudo.

Estes Trios D'Ataque não acertam uma nem com um Prolongamento até ao Dia Seguinte. Esta é a única forma de terem alguma graça e mesmo assim não é grande coisa.

Depois, numa clara dinâmica de "vai de mal a pior", apareceram os directores de comunicação. Um verdadeiro trem de cozinha criado para dar emprego aos amigos da malta que trabalha nos escritórios dos Clubes e que formou estrelas do dia para a noite. Esqueçam o Youtube ou o Instagram. O que dá dinheiro e fama instantânea e imerecida é saber tudo (mas porra, tudo mesmo) sobre o que se passa num dos três grandes e trabalhar para um dos rivais. Se não souberem inventam, não há de ser nada. Se um dos Clubes perder, nunca se esquecem de dizer que os outros dois também perderam com aquela equipa no dia 31 de Fevereiro de 1975 e até por mais golos. Se um dos Clubes ganhar, também nunca se esquecem de dizer que a nossa Força é a nossa União e que os resultados dos adversários não contam, porque um Grande deve olhar apenas para si. Pior do que isto, só mesmo o facto de rebanhos de adeptos seguirem cegamente estes Flautistas de Hamelin da bola em direcção a um rio de mentiras.

"Então e o que tu fazes, seu hipócrita?!"

Se alguém teve esta dúvida, muitos parabéns. Vocês são pessoas que pensam pela própria cabeça e que não se deixam influenciar pelo que aparece na internet só porque aparece na internet. O que eu faço tem uma única vantagem e diferença em relação àquilo que estou a criticar aqui: é para rir. Só para rir. Às vezes também é para não chorar, mas é principalmente para rir. Não tenho mais razão nenhuma para o fazer, comecei por brincadeira e agora a brincadeira tornou-se um bocadinho mais séria, mas a ideia inicial mantém-se. Eu faço o que gosto e há quem goste do que eu faço, por isso toda a gente ganha.

Aos Entendidos gostava de pedir uma coisa muito simples, em meu nome e acho que em nome de todos os adeptos do Jogo que se começam a afastar dele por vossa causa: calem-se.

Comentarios


 
 próximos EVENToS: 

 

22 e 23 de Abril de 2017:  1º Torneio Solidário de Futebol de Rua do Algarve

 

Data a designar:  1ª Academia de Escrita Criativa do Algarve 

 

Data a designar:  Próximo Evento

 

Data a designar:  Próximo Evento

Um bilhete de entrada para o algarve: 

 

O Portal do Algarve mostra-te o que de melhor se faz na nossa região. 

Aqui, poderás actualizar-te sobre os últimos acontecimentos desde a cultura à politica, passando pela sociedade e religião. Fica a par das melhores estas do Algarve, peças de teatro e cena, exposições, eventos desportivos e culturais. Damos-te a conhecer as figuras publicas da região e jovens como nós, mas "com um Q de especial". Nada te escapará.
Tira já o teu bilhete e vem connosco conhecer todo o Algarve deste mundo.

Siga o portal do algarve: 
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

Todos os direitos são reservados. Qualquer copia integral ou parcial constitui crime punível pela lei.

bottom of page