top of page

Loucura Pouco Controlada - Que Estrabucho É Este?

  • Filipe Pires
  • 20 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

As vacinas causam autismo e isso é um ponto assente. Tão assente como o facto de a terra ser plana ou o facto de bolas gigantescas de metal e gás a milhões de quilómetros de distância terem influência na nossa personalidade e no nosso futuro.

Mas vamos a um maluco de cada vez.

Há gente maior e vacinada que acha má ideia vacinar os filhos. Pais e mães por todo o globo acham que a melhor forma de prevenir e erradicar doenças causa autismo ou que simplesmente não vale isso tudo. Como é que estes génios da ciência sabem disto? Porque existe um artigo de 1998 que o prova convicta e inegavelmente e porque eles são pessoas informadas e que lêem. Entretanto esse artigo já foi demonstrado como sendo absolutamente fraudulento, mas ninguém tem tempo para essas coisas de marrões. Acham então estes possíveis elos perdidos entre o Macaco e o Homem que podem deixar crianças sem vacinação junto de outras, porque existe a imunidade de grupo. O que, na cabeça destes iluminados, é o equivalente a dizer que a difteria que atingiu a luz das suas vidas é culpa dos pais que não vacinam os filhos para proteger o deles. Isto nunca aconteceu (acho eu), mas é apenas uma questão de tempo e vocês sabem que sim.

Levando a loucura a patamares mais elevados, talvez Yuri Gagarin devesse ter transmitido mais alguma informação da primeira vez que foi ao espaço. Em vez da célebre frase: "a Terra é azul", o cosmonauta Soviético devia ter dito: "a Terra é azul e redonda. Não se esqueçam que é redonda. A sério, é mesmo redonda. Vá, um bocado achatada em cima e em baixo, mas essencialmente redonda." Isto para prevenir várias correntes de pensamento, à falta de melhor termo, que defendem que a Terra é na verdade um disco a voar pelo espaço, entre várias outras esferas. E acreditem ou não, Portugal apanhou esta onda apenas com um ligeiro atraso (ironias do destino), estando o nosso País representado através da página " Sociedade Terra Plana Portugal" (1), um local de discussão elevada mas não muito, porque afinal a gravidade é apenas teórica e qualquer elevação de espírito exagerada pode levar-nos a planar no espaço e ainda corríamos o risco de cair fora do planeta.

Yuri Gagarin poderia também ter prevenido a aventura de Mad Mike Hughes, um Americano (havia de ser de onde?), que em Fevereiro lançou um foguetão consigo a bordo (2) com o objectivo de tirar fotos conclusivas a uma altura possível de alcançar apenas se subirmos a um prédio muito alto. E eu acho que este homem, mesmo tendo falhado por enquanto, merece uma recompensa pelos seus esforços. Crie-se e leve-se a bom porto uma petição pedindo para Mad Mike Hughes uma vasectomia e um fornecimento vitalício de contraceptivos. Até porque o fornecimento vitalício é capaz de durar só até a próxima tentativa.

Elevando a loucura ao plano Astral, hoje é o dia Mundial da Astrologia. E eu juro pelo que vocês quiserem que não sabia isto quando comecei a escrever. Eu seja ceguinho! O facto de eu ter escolhido este dia para escrever um texto sobre malucos é pura coincidência e nada mais do que isso. Exactamente como acontece a quem pratica Astrologia, portanto. A Astrologia é então definida como "um estudo de auto-conhecimento que nasceu da associação entre a movimentação dos planetas e o comportamento humano" (3). E eu nisto tenho que dar razão às pessoas, porque de facto os movimentos da Terra em relação a outros astros afectam o meu comportamento. Por exemplo, quando a Terra chega à 23ª hora do seu período de rotação diária, eu geralmente vou dormir porque no dia a seguir tenho que ir trabalhar. Exactamente ao contrário de quem pratica Astrologia, portanto.

Continuando a ler a página referida, descobrimos que "A Astrologia compreende os principais astros do sistema solar como planetas", o que já não é mau e até dá alguma esperança. O problema é que depois estragam tudo quando dizem que esta ciência se trata de "uma percepção geocêntrica, na qual a Terra é considerada o centro do universo", frase à qual Nicolau Copérnico reagiu dando uma volta na campa à mesma velocidade a que a Terra gira à volta do Sol. Daqui para os signos é um saltinho e é nesta altura que aparece a primeira frase com sentido: "Não faz sentido resumir a personalidade de alguém pelo signo solar", frase esta que, obviamente, está fora do contexto. Porque na "verdade" a nossa personalidade não é determinada apenas por um conjunto de blocos gigantescos de gás e metal em fusão, mas sim por todos, ou seja o nosso Mapa Astral, que nesta página está disponível por 19,90€. A redução do conjunto de conhecimentos da Astrologia ficou reduzida à sua expressão mais simples porque, no início do Séc. XX, Alan Leo tentou isso como uma forma de popularizar a Astrologia e meter algum ao bolso (4).

Realmente, há gente capaz de tudo para ganhar dinheiro.

(1) https://www.facebook.com/terraplanaportugal/

(2) https://www.livescience.com/61653-mad-mike-hughes-launch-fail.html

(3) https://www.personare.pt/astrologia/introducao

(4) https://www.personare.com.br/seu-signo-e-na-verdade-todo-seu-mapa-astral-m192

Comentarios


 
 próximos EVENToS: 

 

22 e 23 de Abril de 2017:  1º Torneio Solidário de Futebol de Rua do Algarve

 

Data a designar:  1ª Academia de Escrita Criativa do Algarve 

 

Data a designar:  Próximo Evento

 

Data a designar:  Próximo Evento

Um bilhete de entrada para o algarve: 

 

O Portal do Algarve mostra-te o que de melhor se faz na nossa região. 

Aqui, poderás actualizar-te sobre os últimos acontecimentos desde a cultura à politica, passando pela sociedade e religião. Fica a par das melhores estas do Algarve, peças de teatro e cena, exposições, eventos desportivos e culturais. Damos-te a conhecer as figuras publicas da região e jovens como nós, mas "com um Q de especial". Nada te escapará.
Tira já o teu bilhete e vem connosco conhecer todo o Algarve deste mundo.

Siga o portal do algarve: 
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

Todos os direitos são reservados. Qualquer copia integral ou parcial constitui crime punível pela lei.

bottom of page