A Composição Do Fim-de-Semana - Que Estrabucho É Este?
- Filipe Pires
- 2 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Imaginem uma sala do ensino primário, com uma professora do ensino primário e uma turma do ensino primário. Os que passaram por lá e os que de lá não passaram lembram-se com certeza de uma das maiores instituições desse nível do Ensino Nacional: a composição do fim-de-semana. E é exactamente a composição de um aluno do ensino primário sobre o fim-de-semana que passou que se apresenta hoje. Atentem:
"Este fim-de-semana foi muito divertido. No Sábado fiquei em casa a ver televisão e a jogar computador e a ver vídeos sobre a natureza que a minha mãe me mostrou para conhecer o Mundo fora de casa. Ela e o meu pai dizem que é muito importante conhecer o Mundo fora de casa e é por isso que me mostram vídeos no telemóvel deles.
No Domingo foi ainda melhor, porque havia circo e nós vimos os palhaços na televisão e os meus pais conheciam todos. Havia muitos cartazes do circo em todo o lado e de cada vez que aparecia um na televisão os meus pais diziam: "olha mais este palhaço!" e riam-se muito e por isso os palhaços deviam ser muito engraçados e muito amigos dos meus pais. Acho que os palhaços estavam todos juntos num circo chamado E. Leições. Não achei um nome muito engraçado para um circo e acho que os meus pais também não porque também passámos o Domingo em casa e só vimos o circo na televisão.
Quando eu perguntei aos meus pais porque é que não íamos ao circo eles disseram que não adiantava de nada ir lá perder tempo a dobrar um papel e que mais valia ficar sossegado porque nenhum dos palhaços ia resolver nada. Isto para mim fez sentido, porque os palhaços fazem rir e as pessoas inteligentes dizem sempre que fazer rir não é um trabalho a sério. E os meus pais sabem muitas coisas porque passam muito tempo em casa a aprender com a televisão enquanto os outros pais perdem as lições porque vão trabalhar e andam a encher os bolsos a quem não tem falta, como dizem os meus pais.
Mas eu sei que os meus pais gostam muito do circo, porque mesmo que não vão dar os papelinhos aos palhaços falam sempre muito da palhaçada em que estamos e que isto só se resolvia com outro 25 de Abril. Acho que o 25 de Abril foi um circo muito giro e muito antigo porque os meus pais dizem sempre que esta palhaçada só piorou depois dele.
Quando eu pergunto se eles estiveram no circo do 25 de Abril ou se tentaram juntar-se aos palhaços para fazer melhor do que eles, os meus pais mandam-me calar. E eu calo-me, porque o respeitinho é bonito."
Commentaires